Óleo de canola, alternativa saudável

canola

Encontramos uma multidão de óleos que dão o toque de nossos pratos preferidos, o de oliva é o mais difundido e utilizado, talvez um dos mais saudáveis, entretanto, é aconselhável ir testando todas as classes que nos oferece o mercado.


Para hoje vos falamos do óleo de canola, pouco usado em Portugal. Tem estado no ponto de mira, já que nunca houve uma opinião clara de si é benéfico ou não, mas sairemos de dúvidas abaixo.


O óleo de canola vem da planta, que possui o mesmo nome. A canola é uma planta oleaginosa, tem flores amarelas, vem da família das brassicas como a planta do brócolis, repolho, couves de bruxelas e a mostarda.


Não devemos confundir com o óleo de canola, óleo da planta é a mesma. Ou seja, a planta originária é a que produz o óleo de colza, no entanto, ela foi geneticamente modificada para produzir a canola. O óleo é obtido das sementes, as suas propriedades são semelhantes às do azeite de oliva, embora o óleo de canola possui menos gordura saturada e mais ácidos linoleicos.


Um óleo de origem vegetal que oferece gorduras saudáveis para o organismo que se incluem em uma dieta variada e pode ajudar-nos a ser fortes para desenvolver todas as atividades diárias. Os nutricionistas aconselham entre os óleos vegetais, o de oliva, girassol e canola, sendo este o menos conhecido.


São benéficos porque possuem vitaminas do tipo A, D, E e K, e os ácidos ómega 3 e 6. É muito consumido na Alemanha, por exemplo, e seu nome comercial é “óleo de canola”. Temos que prestar atenção ao produto que adquirimos, já que este alimento está bastante difundido e muitas de suas variações são produzidas por lavouras de canola transgênica, por isso, o ideal é adquiri-lo em lojas de alimentos saudáveis, naturais e greengrocers orgânicas.


Este óleo mantém-nos saudáveis, recomenda-se seu consumo:



  • Regula o ritmo cardíaco do coração

  • Reduz o risco de desenvolver problemas cardiovasculares

  • Diminui os níveis de colesterol ruim

  • Para os diabéticos é aconselhável, já que regula os níveis de glicose

  • Previne a arteriosclerose ou a trombose

  • Ajuda a que os radicais livres não afetem nossas células

  • É perfeito para não produzir cálculos biliares

  • Ideal para prevenir o aparecimento de coágulos

Isso é tudo o que você pode obter se consumir óleo de canola, como discutimos aqui a sua utilização é menos difundido, seu sabor é suave, por isso pode ser usado na grande maioria de pratos, assim como é ideal para as frituras , já que seu preço é bastante econômico. Não hesite em dar-lhe uma oportunidade.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *