4 dicas para melhorar sua ingestão de proteínas

Um cabelo brilhante, radiante, pele, músculos tonificados e definidos… As proteínas que ingerimos através dos alimentos ajudam a manter em bom estado o nosso cabelo e a pele, além de contribuir para aumentar a massa muscular. Assim, trata-se de um nutriente essencial presente em muitos alimentos e muito benéfico para o organismo. Será que é errado consumir muita proteína? Qual é a quantidade diária recomendada? Aqui oferecemos quatro singles truques para otimizar a assimilação de proteínas:

1. Adapta o consumo de proteínas em seu corpo

É aconselhável que tenha em conta a sua idade, a sua massa corporal, o seu peso ou seu nível de atividade física, já que estes fatores condicionam as necessidades de seu organismo em relação à quantidade de proteínas que você deve ingerir. A média diária de proteína recomendada é de 0.8 gramas por cada quilo que peses. Para que se faça uma idéia, dois ovos têm 12 gramas de proteínas; meia xícara de lentilhas, 26, e uma xícara de quinoa, 8 gramas. Pode consumir mais proteínas se pratica muito esporte e quer aumentar a massa muscular, mas se você é uma pessoa que não realiza nenhum tipo de exercício físico não faz falta que consumas tantas proteínas.

2. Não comas mais de 30 gramas de proteínas por refeição

Embora tenha a tentação de ingerir a quantidade máxima de proteínas por refeição, já sabe que popularmente se diz que tudo é bom com moderação, e que mais não é sempre melhor. De fato, há estudos que revelam que apenas os primeiros 30 gramas consumidos em uma refeição contribuem para aumentar a massa muscular, porque o nosso organismo não tem capacidade de absorção das proteínas, que se você passar da quantidade recomendada, essas proteínas são convertidas em gordura. Cuidado! É melhor que espacies o consumo de proteínas por refeição , pois são absorvidos lentamente.

3. Toma smoothies de frutas e legumes antes de barras ou snacks

Se está à procura de alimentos ricos em proteínas, uma boa ideia é combiná-los em batidos ou smoothies concentrados em proteínas, que, além disso, são mais leves e são digeridos com mais facilidade que as barras ou os lanches, pois os fluidos são absorvidos mais rápido. Existem muitas frutas e vegetais ricos em proteínas com as quais você pode fazer seus smoothies.

4. Tenha em conta a origem das proteínas

Não é o mesmo que é uma proteína de origem vegetal que uma proteína de origem animal. A qualidade da proteína ou de qualquer outro nutriente é muito importante, assim, que embora a maioria das proteínas que consumimos são de origem animal, através de alguma carne, através de produtos lácteos provenientes de animais normalmente hormonados, não se esqueça dos benefícios e propriedades das proteínas de origem vegetal.

E você também pode conhecer os alimentos que mais proteínas contêm.

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