4 benefícios da beterraba que você não pode perder

Crescendo desde há séculos nas costas do norte de África e o sul da Europa, a beterraba sempre foi apreciada por seu sabor doce, e também por suas propriedades medicinais. Embora hoje em dia o seu consumo não é tão intenso em si, já que boa parte da produção é usada para a obtenção de açúcar, ainda há quem coloque um pouco de beterraba, em alguma de suas receitas, talvez sabedores da grande quantidade de nutrientes que esta verdura nos oferece e que nos fazem ficar mais fortes e saudáveis.

A beterraba, também conhecida como betabel por vir de uma planta de nome semelhante, tem sido utilizado desde há séculos como tempero doce, sendo a beterraba branca que se costuma utilizar para a obtenção de açúcar, enquanto a beterraba vermelha, de sabor mais intenso e especial, oferece-se como uma hortaliça mais para introduzi-la em nossa alimentação. As suas propriedades fazem dela um alimento excepcional para incluí-los em nossos pratos, já que conta com alguns nutrientes que não são fáceis de encontrar. Assim, a beterraba pode ser uma fonte interessante de vitaminas e minerais que de outra forma nos custaria muito obter.

1. Potente antioxidante

Centrando-nos a beterraba vermelha, a planta obtém a sua cor de um corante natural chamado de betanina, que além de dar esse tom tão característico ao alimento tem propriedades antioxidantes para o nosso organismo, assim como nos previne de várias doenças perigosas, como o câncer. A betanina não deixa de ser um flavonóide, um tipo de nutriente especialmente eficaz na hora de nos proteger contra a possibilidade de surgimento de cânceres e tumores malignos. Por isso, esse alimento é tão recomendado para aquelas pessoas que estariam em risco de padecer de alguma destas doenças.

braços-tomando-pressao-com-medidor-de-pressao-arterial

2. Controla a pressão arterial

As pessoas que sofrem de pressão arterial podem obter também grandes benefícios de consumir beterraba vermelha, especialmente se for em forma de suco, já que os nutrientes deste alimento permitem que o nosso sistema arterial muito limpo, e os vasos são dilaten para que a pressão arterial seja mais constante. Alguns estudos afirmam também que o suco de beterraba é um chute de resistência para o nosso corpo, o que também é muito recomendável tomá-lo antes de qualquer sessão intensa de treino ou exercício físico, para ter um melhor desempenho e levar o nosso organismo um passo além.

3. Ajuda a combater a anemia

O grande aporte de ferro que nos oferece a beterraba também é muito positivo para qualquer pessoa que possa sofrer de anemia, ou para grávidas, que precisam muito deste mineral durante a gestação de seu bebê. De fato, a beterraba é um dos melhores alimentos como fonte de ferro que podemos encontrar de forma natural. É igualmente valiosa como alimento purificador, já que ajuda a limpar o nosso organismo, desde o sangue até o fígado, graças aos seus minerais e nutrientes, de uma forma muito mais natural do que outros tratamentos.

globulos-vermelhos-flutuando

4. Protege a pele e melhora o estado de ânimo

Mas a beterraba não só tem propriedades benéficas para o nosso organismo interno, mas também para a nossa pele, e até mesmo para o nosso próprio humor. Sabe-Se que o seu aporte de ácido fólico ajuda a manter-nos mais jovens, com um cabelo e uma pele mais cuidados e brilhantes, e ainda é eficaz para tratar a depressão e o mau humor, deixando em nosso corpo uma sensação de bem-estar que muito poucos alimentos começam.

Além de tomar a beterraba em sucos e saladas, acompanhado de outros alimentos, como frutas e legumes, não devemos descartar também as folhas da beterraba, que são muito úteis para prevenir doenças neurodegenerativas e ósseas , como o mal de Alzheimer ou a osteoporose. Embora na maioria dos lugares essas folhas foram descartadas, são tão saudáveis que o resto da planta, e na França, onde sabem muito isso, seguem consumiéndolas em saladas e sopas.

Dani Vincek | Shutterstock

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *