10 razões por que você deve comer cenoura

OPor que é bom comer cenoura? Certeza que você já ouviu mais de uma vez a ideia de que comer cenoura “é bom para a vista” Sim, é verdade que as cenouras são compostas por um tipo de pigmento, o beta-caroteno, que o corpo transforma de forma natural em vitamina A, nutriente especial que ajuda a melhorar a nossa saúde ocular. No entanto, os benefícios da cenoura para a saúde vão além desta premissa. E é que este vegetal, tão rico e popular, apresenta muitas mais propriedades nutricionais do que pensamos.

As cenouras têm um elevado teor em água e, portanto, são diuréticas. Com isso, recomenda-se seu consumo para pessoas que sofrem de problemas no processo de urina. Além disso, se você gosta de cuidar da sua imagem, você tem que saber que estes vegetais cuidam os dentes e as gengivas se tomam cruas por ser um vegetal que contém flúor, e fortalecem o cabelo e as unhas.

Em seguida, você descobrirá outras 10 razões por que você deve comer cenoura. De certeza que mais de uma delas, você vai se surpreender:

1. São ricas em fibras,

O consumo de fibra é essencial para manter-nos saudáveis. A cenoura é exatamente uma fonte natural rica neste componente , ideal para regular o trânsito intestinal. Além disso, é um vegetal com poucas calorias e muito fácil de digerir.

barriga-mulher-com-mãos-no-estômago-e-vientra-inferior

2. Facilitam a digestão

Se você sofre de prisão de ventre, dores de estômago ou doenças como cólon irritável com assiduidade, comer cenouras te ajudará a aliviar os sintomas e melhorar a digestão, graças ao seu alto conteúdo em fibra, vitamina B e magnésio, entre outros nutrientes.

3. Ajudam a prevenir o câncer

Esta características seguro que te surpreende: as cenouras têm propriedades anticancerígenas. Isto se deve a que contêm Vitamina C e Vitamina A na forma de beta-caroteno, o qual estimula a produção de glóbulos brancos que combatem as células cancerosas no organismo.

4. Têm propriedades anti-inflamatórias

Outra das razões por que é bom comer cenouras é porque têm a capacidade anti-inflamatória, graças à qual ajudam a evitar dores musculares, enxaquecas ou enxaquecas e dores no estômago.

mulher-com-top-esportivo-e-mão-no-pescoço-por-dor

5. Combatem a prisão de ventre

Por ser uma importante fonte natural de fibra, as cenouras serão seus melhores aliados se você sofre de prisão de ventre, tanto dentro como fora de casa.

6. Retardam o envelhecimento

Graças a sua grande quantidade de propriedades antioxidantes, as cenouras previnem o aparecimento de sinais do envelhecimento da pele (verrugas, estrias e até mesmo acne) e, além disso, ajudam a manter o corpo e a mente dos jovens.

7. São antibacterianas

Dia-a-dia, nosso corpo convive com uma infinidade de bactérias. Algumas delas, podem chegar a produzir uma doença, por que aumentar o consumo de cenouras ajudá-lo a combater ativamente das bactérias “ruins” do organismo. Além disso, combatem os vírus e os parasitas de forma natural.

vírus-laranja-com-picos

8. Aliviam as doenças respiratórias

Por ser um poderoso antibacteriano, as cenouras, combinadas com suco de limão ou um pouco de mel, conseguem aliviar as doenças respiratórias mais leves, sem ter que recorrer a um medicamento.

9. Protegem o coração

Se os consumir frequentemente, as cenouras também permitirá que você tenha um coração mais saudável. Isto se deve a que mantêm as artérias elásticas e livres de aparecimento de placas que podem dificultar o bom fluxo sanguíneo.

10. Vigorizan a mente

Assim é. Graças ao seu alto teor em fósforo e potássio, as cenouras permitem regenerar os nervos, algo que as eleva ao posto de alimento perfeito para estimular as mentes cansadas ou fatigadas, o trabalho ou o estudo.

Qual de todas estas razões por que comer cenouras te surpreendeu mais? Agora, já não terá desculpa para incluí-las em sua dieta, seja cozido junto com outros alimentos, ou cruas em saladas. Porque, como você pode verificar, as cenouras são mais do que as aliadas de vista!

Piotr Marcinski | Shutterstock

Wayne0216 | Shutterstock

Peshkova | Shutterstock

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *