10 benefícios confirmados do iogurte probiótico que deveria conhecer.

Provavelmente você está se perguntando o que é o caso do iogurte probiótico e quais são seus benefícios. O certo é que o iogurte probiótico é o resultado da fermentação dos produtos lácteos e representa uma importante fonte de vitaminas, proteínas, carboidratos, minerais e gorduras. Em outras palavras, este tipo de iogurte é considerado um “super alimento”, além de um dos alimentos probióticos mais importantes. Quando é obtido a partir de leite de vaca ou de cabra, as propriedades nutricionais do iogurte aumentam, o que faz com que nosso organismo uma grande quantidade de cálcio, potássio, magnésio, vitamina D, vitamina K2, omega 3 ácidos graxos, enzimas e probióticos.

O iogurte é um alimento muito apreciado por sua cremosidade e versatilidade. Para prepará-lo, é necessário aquecer o leite para eliminar qualquer bactéria através de um processo chamado de pasteurização. Depois, deixa-se fermentar o leite durante um dia, aproximadamente, até que adote uma textura espessa e consistente.

Uma vez que você conhece como preparar o iogurte probiótico em casa, pode começar a aproveitar todas as suas propriedades. Diversos estudos têm demonstrado que entre as vantagens de se tomar iogurte probióticoencontram-se a regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue e a redução da pressão arterial. Em seguida, descubra os benefícios confirmados do iogurte que você deve conhecer. Toma nota:

1. Melhora a digestão

As bactérias que contém o iogurte probiótico protegem a saúde de nossa flora intestinal e, com isso, melhoram o processo de digestão dos alimentos. Assim, previnem a prisão de ventre, diarreia, a intolerância à lactose e, até mesmo, o câncer de cólon.

Piotr Marcinski || Shutterstock

Piotr Marcinski || Shutterstock

2. Reduz o risco de diabetes tipo 2

Estudos recentes têm associado o iogurte probiótico com uma redução do risco de diabetes tipo 2, uma vez que permite a absorção rápida dos nutrientes e, portanto, regula os níveis de açúcar no sangue.

3. Diminui o risco de contrair um câncer

O consumo de iogurte probiótico também foi associado com um risco menor de sofrer um câncer de cólon ou reto, já que, graças às suas bactérias, melhora significativamente a saúde digestiva.

4. Previne a osteoporose

A combinação de cálcio e vitamina D , que fornece o iogurte probiótico aumenta a densidade dos ossos e previne a osteoporose, entre outras doenças que possam afetar o nosso esqueleto.

pathdoc || Shutterstock

pathdoc || Shutterstock

5. Ajuda a controlar o peso

Se você está preocupado com seu peso, os iogurtes probióticos ajudam a reduzir a gordura acumulada e a perder os quilos a mais.

6. Fortalece o sistema imunitário

Os nutrientes que fornecem os iogurtes probióticos têm um papel fundamental na regeneração celular e, portanto, no fortalecimento do sistema imunológico. Ao proteger as nossas defesas, permitem prevenir doenças e infecções, como resfriados ou gripes.

7. Controla a pressão arterial

Você sofre de hipertensão? Se é assim, os iogurtes probióticos serão seus melhores aliados para reduzir a pressão arterial e melhorar a sua circulação sanguínea. Com isso, protegem a saúde do coração e prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, enfartes, etc.

Sergei Domashenko || Shutterstock

Sergei Domashenko || Shutterstock

8. Reduz o colesterol ‘ruim’

Diversas pesquisas têm confirmado que o iogurte probiótico reduz os níveis de colesterol LDL no sangue. Com isso, diminui significativamente o risco de que o nosso coração sofra de uma doença ou anomalia grave com o passar dos anos.

9. Regula o humor

Você sabia que o iogurte probiótico pode prevenir a ansiedade ou a depressão? Ao controlar os níveis de açúcar no sangue e a participar activamente na regeneração celular, o iogurte pode ajudar-nos a exercer um maior controle sobre as nossas emoções e, portanto, permite evitar situações de stress ou ansiedade.

10. Previne doenças neurológicas

Além de participar na regulação de nosso estado de espírito, diversos pesquisadores têm confirmado que o iogurte probiótico pode ser um complemento ideal para o tratamento e prevenção de doenças como o mal de Parkinson, o Alzheimer ou o autismo.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *